Páginas

quinta-feira, 1 de março de 2012

Falando sério: Gengivoestomatite

Em meio a tudo o que aconteceu em janeiro, Arthur começou a me dar trabalho. Eu sem condições psicológicas para cuidar dele ainda pra ajudar, sorte que o pai estava de férias, ficou la com a gente e ajudou muito! Ele começou com febre de 39,5°, sem sintomas de gripe, resfriado ou garganta inflamada. Esperei um pouco, sempre dando banhos frescos e muita água. Percebi a gengiva dele bem inchada, e logo imaginei que eram os dentes que desde o primeiro dentinho ele ficou febriu e irritado. Aquilo só foi aumentando, aumentando, ele sem comer nada, mal queria tomar leite. Uns dias depois levei maior susto, ele acordou com a boca sangrando muito e já estava com muito mal  hálito (muito mesmo). Como eu estava no PR não dava pra levar no pediatra dele, então levei no PA mais próximo pra ver se o médico podia olhar a garganta dele. O médico estava saindo pra almoçar e não podia parar 2 minutos só pra olhar a gargantinha do meu filho (péssimo o atendimento de saúde lá!). Perguntei por la um pediatra bom para atender o Arthur com urgência e na cidade, pasmem, não tinha! Tinha que levá-lo na cidade mais próxima. Liguei, marquei a consulta mas eu estava tão aflita que acabei ligando para o pediatra do Arthur aqui em Sorocaba. Ele me retornou quando eu estava ainda indo visitar minha mãe no hospital. Fiquei dessa vez do lado de fora pra poder conversar com o médico. Expliquei a ele o que o Arthur tinha: febre (que ja não passava de 38°), gengiva sangrando, muito mal hálito e feridas na língua toda. Ele me explicou que era a tal gengivoestomatite. Nunca tinha ouvido falar disso antes. Ele me disse que era só pra dar ibuprofeno a cada 6 horas e fazer a higiene dos dentes normalmente, e que demoraria mais uns 10 dias para melhorar (isso ja fazia 1 semana ou quase que ele estava malzinho). E demorou mesmo, 10 dias se não foi mais que isso pra melhorar. Gengiva sangrando muito, um super mal hálito difícil até de eu aguentar e choro direto, claro!

Fui pesquisar pra saber se era falta de higiene ou mesmo por contato que ele pegou e descobri que não, acontece mais ou menos assim:

Febre no primeiro dia, depois uma faringite (garganta inflamada) no segundo dia com persistência da febre. No terceiro dia, já apareceram aftas na cavidade bucal. Gengivoestomatite herpética! Doença do nome complicado e comum entre crianças bem nutridas.
A doença tem duração de 7 dias em média, podendo atingir até os 10 dias e é causada pelo vírus herpes simples (agente etiológico) e tem seu quadro caracterizado por febre alta, aparecimento de aftas nas bochechas e palato (céu da boca), gengivas edemaciadas, com ocorrência de possíveis sangramentos, sialorréia (salivação excessiva) e halitose. A doença acomete crianças entre 2 e 7 anos, geralmente. Os pequenos sofrem muito quando acometidos, pois as lesões são muito dolorosas, deixando-as irritadiças, além de prejudicar a deglutição, ficando a dieta restrita a alimentos líquidos e pastosos. O tratamento adotado é sintomático e a doença regride naturalmente. Deve-se evitar alimentos cítricos ou muito condimentados.


Então não chega a ser por contato ou falta de higiene bucal. O coitado assim como a mãe deve ter o virus da herpes querendo manifestar. Alguns dias depois em mim saiu herpes na pálpebra e sobrancelha esquerdos. Ah, e passa! Minha sobrinha tomou água na mesma garrafinha que Athur e pegou, o dela foi mais brando mas mesmo assim foi bem ruim.

Não tirei foto da boquinha dele pra mostrar, mas ficou bem feia! As da internet estão piores ainda, então achei melhor não colocar foto nenhuma aqui.

Se caso o filhote de vocês aparecer com algum desses sintomas, fiquem atentas!

71 comentários:

Anônimo disse...

Que dó do Tutu...

Algumas doenças dão judiam pra valer desses pequenos...

Futura mãmã disse...

Obrigado por nos chamar atençao...
bj

Karine Paim Maia disse...

Obrigada por partilhar! Muito boa a informação para nos deixar atentas!

Dayane disse...

Muito bom compartilhar, Ari. Eu não conhecia essa doença.

Anônimo disse...

Olá, meu filho esta com isso na boca e realmente é horrivel, ver seu filho chorar de fome dormir com a mamadeira e não conseguir mamar ele tem apenas 2 aninhos, e realmente sou bem cuidadosa com sua higiene bucal isso ja fazem 6 dias bom saber que falta pouco para acabar esse sofrimento.

Anônimo disse...

Minha filha está assim e estou desesperada :(

Unknown disse...

Olá minha filha tem 2 anos e está com os mesmos sintomas... é de partir o coração, tenho feito sopinhas amassadas para amenizar um pouco....
Espero que passe logo...

Anônimo disse...

Minha filha teve agora e também ficou bem ruim. Infelizmente o médico que tendeu achou que fosse somente a garganta inflamada e passou o remédio errado o que na verdade além de não melhorar o quadro acabou por dar tempo para piorá-lo. Hoje 7 dias depois levei novamente ao hospital e a médica que atendeu explicou exatamente sobre esse vírus.

Anônimo disse...

Tenho um sobrinho com 2 anos, uma médica não pediatra do posto de saúde(SUS) disse achar que era garganta e encaminhou para pediatra de um hospital de emergência que, segundo a mãe dele, recusou atender por não ser emergência, aí ela não quis ir na UPA porque um dia a espera lá ultrapassou 5 horas(Brasil sil), como ele já teve problema de garganta a avó resolveu dar um antibiótico, resultado, 6 dias após as aftas começam a diminuir, a mãe dele pesquisou e acha que tratar-se de vírus e interrompeu o tratamento com antibiótico, a dias eu venho pedindo que levem ao médico, mas não, na mentalidade pequena, o que funcionou uma vez vai funcionar sempre(antibiótico)! Hoje ele consegue comer um pouco, mas é triste ver o coitadinho, nos primeiros dias febre, 3 ou mais vezes ao dia, depois as crises de febre foram diminuindo mas, aftas e gengiva inchada, tudo que dá para ele comer agora ele pega com as mãos e arranca pedacinhos pequenissimos e mastiga lentamente e mordendo fraquinho, pior foi um dia que fomos dar comida de sal(com pouco sal) a ele e, com fome ele foi com vontade na colher e na primeira mastigada chorou muito, é muito triste ver uma criança chorando, e chorar com comida na boca é pior, não sei porque mas isso me dói muito mais.
Criança não é brinquedo, não é como adulto, não dá para automedicar, são mais frágeis e precisa levar ao médico, não pode deixar para depois.

Anônimo disse...

A minha ta assim e horrível tadinha chora muito e não come nada da uma do

Anônimo disse...

Minha filha tem um ano e 6 meses e começou a ter febre com frequência levei na emergência e a pediatra disse ser garganta inflamada. Ela passou antibiótico minha filha melhorou em uma semana. Só que depois de uma semana ela voltou a ficar com febre e dessa vez percebi que os dois dentinhos que estão nascendo estão inflamados e está com afta no lábio inferior e na ponta da língua. E Eu não sei o que fazer. amanha vou levar ela no Dentista e no Pediatra novamente para ver o que ele diz.

Anônimo disse...

Muito triste meu bebe de 3 anos esta assim não co.e Chorra muito sangra bastante pra ajudar bateu a boca e sangrou muito chorro junto com ele.

Bruno disse...

Muito obrigado por partilhar. Penso que o meu filho tenha o mesmo problema.

Kleber Brito disse...

Tópico e comentários excelentes

Kleber Brito disse...

Tópico e comentários excelentes

Unknown disse...

Nossa eu nunca tinha visto ou ouvido falar. E de ontem pra hj meu pequeno Nicolas,está com esses sintomas. E com sua experiência ja sei mais o que fazer.. Obgd

Unknown disse...

Nossa eu nunca tinha visto ou ouvido falar. E de ontem pra hj meu pequeno Nicolas,está com esses sintomas. E com sua experiência ja sei mais o que fazer.. Obgd

Bruno R. disse...

Minha filha teve febre ontem o dia todo, 39 e não passava hoje ela já acordou com a gengiva rocha e estou muito preocupada

Bruno R. disse...

Minha filha teve febre ontem o dia todo, 39 e não passava hoje ela já acordou com a gengiva rocha e estou muito preocupada

Anônimo disse...

Affs o meu tbm ta assim e ja faz 5 dias e a febre continua, a medica so passou uma pomada e um spray de propolis e n to vendo melhora, vcs tão dando que medicação?

Unknown disse...

Aconteceu exatamente igual com minha bebê....foram 6 dias de febre, muita dor,irritabilidade e dificuldade para comer..... no terceiro dia de alivium e nistatina que ouve a melhora... fica o alerta eu que tive herpes antes da minha filha ficar assim...com certeza ela que pegou de mim....

Unknown disse...

Aconteceu exatamente igual com minha bebê....foram 6 dias de febre, muita dor,irritabilidade e dificuldade para comer..... no terceiro dia de alivium e nistatina que ouve a melhora... fica o alerta eu que tive herpes antes da minha filha ficar assim...com certeza ela que pegou de mim....

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lekinha disse...

Meu filho tem dois anos e esta com todos os sintomas, febre garganta inflamada,aftas nos labios, lingua e tb com a gengiva inchada e vermelha. Isso desde dia 30 q levei no hospital a medica passou ibuprofeno, mas dia 03 tive q retornar ao hospital, pois tava com muitas aftas, a medica viu a garganta inflamada e passou amoxicilina por sete dias e mub lab para as aftas, e estou com ele chorando bastante, so toma mamadeira, e nem doce co bala eçe comsegue chupar. Cada dose do remedio e um sofrimento.

lekinha disse...

Meu filho tem dois anos e esta com todos os sintomas, febre garganta inflamada,aftas nos labios, lingua e tb com a gengiva inchada e vermelha. Isso desde dia 30 q levei no hospital a medica passou ibuprofeno, mas dia 03 tive q retornar ao hospital, pois tava com muitas aftas, a medica viu a garganta inflamada e passou amoxicilina por sete dias e mub lab para as aftas, e estou com ele chorando bastante, so toma mamadeira, e nem doce co bala eçe comsegue chupar. Cada dose do remedio e um sofrimento.

Unknown disse...

Nossa, igualzinho ao meu. Febre sem outro sintoma de resfriado, nem nada... Depois gengivas inchadas e vermelhas. Depois a febre passa e permanece sem comer nada, só sorvete, gelatina, algo assim> Depois salivando muito, mau halito bem forte, saliva com sangue e ainda sem comer. Agora que tá com mais de dez dias que está voltando a comer. Mas ainda sangra bem pouquinho.

Anônimo disse...

Qual o remedio que serve pra isso o meu tbm ta assim tem 1 ano e 6 mes

Angel disse...

Obrigada por compartilhar! Meu filho está igualzinho :-(

Angel disse...

Obrigada por compartilhar! Meu filho está igualzinho :-(

Anônimo disse...

Minha filha tá com esses sintomas,levei no médico e o mesmo falo q era garganta inflamada,porem ela não tá comendo nada a três dias nem bebendo e hj a gengiva dela começo a sangrar.
E p piorar ela tá com começo de penelmonia!
Amanhã vou procurar outro médico p uma segunda opinião

Unknown disse...

a minha esta assin tbm els tem 1 aninho esta com a jenjiva inchada e avermelhada fora as affts meu Deus quando isso vsi acaba me corta i coração ve ela com fome e nao conseq comer

Unknown disse...

a minha esta assin tbm els tem 1 aninho esta com a jenjiva inchada e avermelhada fora as affts meu Deus quando isso vsi acaba me corta i coração ve ela com fome e nao conseq comer

Unknown disse...

Meu Arthur está assim não sei mais oque fazer pois ele só tem 8 meses

Unknown disse...

Minha filha está com esses sintomas ...esta horrível a gegiva dela...o inchaço da gengiva está Ja cobrindo os dentes dela.

Unknown disse...

Minha filha está com esses sintomas ...esta horrível a gegiva dela...o inchaço da gengiva está Ja cobrindo os dentes dela.

Anônimo disse...

Nossa exatamente como está acontecendo com meu bebê.tbm achei que seria o dente nascendo mas, como a febre não passou com 3 dias levei no pronto Socorro so que ele não deixou encostar na sua boca inclusive provocando muito vômito. A médica receitou antibiótico temendo ser a garganta.quando cheguei em casa que vi as aftas e 2 dias depois o sangramento das gengivas.gente é de da muita dó vê seu filho com fome sem conseguir comer por tantos dias e a boca na situação de gengivoestomatite

Unknown disse...

minha filha de 3 anos teve os mesmos sintomas efoi diagnosticada como aftas apenas e passaram antibiotico. Ontem apos o sangramento na gengiva entrei em contato com o pediatra dela q me avisou sobre essa doença. Alem do q eu ja estava dando *antitermico e antibiotico e pomadas pra aftas teria q limpar toda a bica com agua morna mesmo q ela chorasse ou sangrasse e dar muito liquido. Hojebuma feridinha q apareceu abaixo do olho, q eu achei ter sido mordida de mosquito, virou uma feridinha tipo de herpes mesmo. Agora ja nao sei como tratar essa partr externa. Estou no aguardo da resposta do pediatra

Anônimo disse...

Minha filha está com os sintomas, ela tem 5 anos e no início achei q era garganta mas depois notei q eram aftas.... Está sem comer direito e chora até dormindo por q está com dor... Amanhã levarei no dentista espero q melhore logo..

Vanessa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vanessa disse...

Pinga bismujet 2 gotinhas na boca 4X ao dia, para aliviar imediatamente

Vanessa disse...

O meu filho de 1ano e 5 meses está assim, o pediatra receitou bismujet 2 gotinhas na boca 4X ao dia, para aliviar imediatamente

Vanessa disse...

Ainda manter uma dieta mole e fria

Carla disse...

Meu filho tem dois aninhos e está exatamente assim.. Começou com febre de +/- 38° babar muito e gengiva inchada logo achei q eram os dentes foi parando de comer e nem a chupeta está pegando.. agora fui olhar direito e senti um mal cheiro mto forte a gengiva extremamente inchada e sangrando...Fiquei desesperada pois são duas horas dá manhã vim pesquisar no Google pra ver se encontrava algo e encontrei aqui..Assim que amanhecer vou leva-lo ao médico.. Que do��

Anônimo disse...

Própolis sem álcool é ótimo para curar as aftas da boca. Só pingar 5 gotinhas na boca ou misturar ao alimento,por ser natural o própolis tem um gosto amargo. Meu bebê está com este problema tb e já melhorou muito usando o própolis.

Ádama Nicácio - Make up disse...

O meu pequeno tem 2 anos e está, além de todos esses sintomas (febre alta, gengiva inchadissima,aftas, halitose), com o lado direito do rosto muito inchado. Fui 3 vezes a emergência até que a última médica pediu um exame de ultra sono grafia cervical. Só após esse exame foi constatado que ele estava também com "linfodenite" (inflamação dos gânglios ou linfonodos). Hoje já é o sexto dia doente, está fazendo antibiótico amoxicilina com Clavulim mas ainda estamos aguardando resposta do corpo juntamente com as orações

Unknown disse...

Oi me chamo marine, minha filha esta com esse sintomas não sei pq faze

Unknown disse...

Minha filha ta assim

Bia disse...

Meu filho tmb está assim e já fiz de tudo oque fazer gente me ajuda ?

Unknown disse...

Estou passando pelo mesmo problema, minha filha de 3 anos está assim há 6 dias, já emagreceu muito, chora até pra beber água, eu já não sei mais oque fazer.

Unknown disse...

Olá, acabei de ter o diagnóstico pra minha neta. Muito boa sua postagem linguagem concisa e explicita, pois pareceu que eu estava no consultório e o médico diagnosticando. Pois desde como se iniciou até os sintomas atuais se encaixam na sua narrativa. Parabéns e obrigado.

Unknown disse...

Só isso que ele receitou , pensei que eram os dentinhos joje notei a genviva muito enchada feridas pela boca e um halito forte da minha bebe .

Unknown disse...

Minha filha tem um ano e meio, ela teve febre devido a uma infeção. Como já tenho 4 filhos e não é a primeira vez que passo por isso, vim compartilhar com vcs o que eu faço. Passo bismujet, que é para aliviar a dor, e dou 2 ml de nistatina, ( micoslab), em três dias de tratamento certinho já começa desinchar. Espero que ajude vcs. Pois só quem passa por isso sabe o sofrimento dos pequenos. Hoje nem consulto mais para isso, corto na farmácia e não começo o tratamento quando a febre persiste por mais de um dia, porque as aftas surgem concerteza.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Minha filha tem um ano e meio, ela teve febre devido a uma infeção. Como já tenho 4 filhos e não é a primeira vez que passo por isso, vim compartilhar com vcs o que eu faço. Passo bismujet, que é para aliviar a dor, e dou 2 ml de nistatina, ( micoslab), em três dias de tratamento certinho já começa desinchar. Espero que ajude vcs. Pois só quem passa por isso sabe o sofrimento dos pequenos. Hoje nem consulto mais para isso, corto na farmácia e não começo o tratamento quando a febre persiste por mais de um dia, porque as aftas surgem concerteza.

Unknown disse...

Nossa meu filho também ficou assim mais meu ficou duas semanas para melhorar e o pior que ele só conseguiu tomar iogurte e água com muito trabalho e só conseguiu melhorar depois que a médica passou nistatina

Unknown disse...

Gente amoxilina é bom pra esse problema estou desesperada.meu bebê de dois anos está com as gengivas sangrando muito...me ajudem por favor...

Brendinha disse...

Estou passando pelo mesmo problema, minha filha de 3 anos está assim desde quarta-feira. Fui no médico, dentista, até aparecer o real nome pra esse problema, e deu estomatite. Hoje ela toma antibiótico e antiinflamatório, a nistatina pra fazer limpeza e uma pasta de creme dental antisséptico. As aftas diminuíram bastante, na língua estou vendo melhora, a gengiva e demorado, mas hoje ela bebeu bastante água, tomou 2 copos de leite, no começo ela tomava com a colher, e 3 colheres de sopinha. E difícil, ela chora ainda de dor, mas antes era pior. Ela teve também febre, ontem e hoje não teve. Hoje ela fez coleta de exame hemograma completo e PCR, foi o Dentista que pediu. Mas está sendo difícil aínda. Ela emagreceu muito. Nao vejo a hora de passar isso.
Pesquisei bastante sobre isso.
E diz que esse vírus fica aínda no corpo mesmo melhorando 100℅
Mãe tenham força, e difícil, mas com fé tudo isso passa.

Unknown disse...

Meu filho esta com as gengivas vermelhas brilhantes e inchadas já faz uma semana e muito mal hálito ele tem 1 11meses e não come direito toque ser que pode ser sou Orlando pai dele

Elizabete disse...

Olá bom dia vejo q este post ajudou muitas mamães em agonia com seu filho sofrendo esses sintomas esquisitos, para nós mães de primeira viagem obrigada por compartilharem pq as vezes não sabemos nem qual profissional procurar pq tem médico q acho q tudo na criança é só garganta. Minha filha está assim iniciou uma febre fraca 37. durante 2 dias no 3 dia já não estava conseguindo comer de dor e aboca ficou com afta, gengiva MT inchada, e perto dos dentes uma carninha amarelada e um mal hálito...tadinha quer comer mas não consegue, qd dorme acorda gritando de dor... E agora neste exato momento estou na emergência odontológica para me ajudar a diagnosticar com firmeza e médica lá...OBRIGADA PELAS POSTAGENS AQUI FUI UM CAMINHO PRA MIM!!

Unknown disse...

O meu tá assim . Tô bem assustada . Ele não mama não come . É só chora . Faz 4 dias que ele tá assim . O pediatra dele receitou ciclovil . Tomara q ele melhore logo 😓😥

Anônimo disse...

A medica passou cefalexina pro meu filho durante 10 dias

Unknown disse...

Oi!!
Estou passando por isso com minha filha de 3 anos , estou desesperada .um ótimo médico está acompanhando mas esse hálito horrível e gengivas vermelho escuras está me deixando muito assustada ..obrigada por seu relato .assim me acalmo um pouco ..sei que logo esse pesadelo vai terminar .

Unknown disse...

Estou na mesma situacao ..so que graca a Deus ela ja esta comendo. Pois ela passou quase 5 dias sem comer nada levei ela ma emergencia e ela tomou soro. Foi quando ela deu uma mellhora ..e olha que tomando antiobiotico. Sexta feira ja acaba o remedio. Porem ainda sangra um pouco quando eu faco a higienizaçao. Alem do antiobiotico. Estou passando umas gotinhas na boca dela que alivia.

Anônimo disse...

Oi a minha bebe de 1 e seis meses ela tá com a mesma coisa tambem

Unknown disse...

Minha filha tá desse jeito a 7 dias

Unknown disse...

Muito boa informação, minha filha está com esses sintomas levei ao ps Manoel Novaes,aqui em Itabuna Ba. Além de esperar 3h pra ser atendida, o médico disse q isso não era Nada. A boca da minha Maithê está horrível e ela muito empadinha.

Unknown disse...

Minha filha julia tem 2 anos e esta assim tmb..gegiva sangrando..garganta inflamada e sem comer..o pediatra dela passou nistantina em gotas e aliviun!!esta bem melhror!!🙏🙏🙏

Unknown disse...

Nistatina gotas é o que tá funcionando pro meu filho de dois anos

Unknown disse...

Minha Victoria esta assim,com estes sintomas!
Não come nada !
Estou dando mamadeira com leite morno ,mais pra frio.
Estou com muito Dozinho dela.
Estou lavando com bicarbonato de sódio e passando uma pomada,que a Pediatra receitou.
Estou aflita

Unknown disse...

Minha filha ta assim foi bom eu olhar tava preocupada ela tem 1,ano i 10 mês não quer comer nem mama gengiva saindo sangue i roxa

Anônimo disse...

Meu filho está com gengivoestomatite, foi receitado amoxicilina, estou dando mas vi relatos que não adianta e que pode piorar.. estou muito aflita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...